anunciopost1




Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?



Tráfego pago é uma opção decente se você tem interesse em investir em um negócio próprio, pois assim é certeza de que seus anúncios ou publicações atinjam seu público alvo, pelo menos é isso que as mídias tendem a nos mostrar em seus anúncios.

Nessa postagem quero apenas trazer alguns números que consegui com o tráfego pago no Facebook e no final dar minha opinião geral sobre o serviço, se vale a pena ou não investir neste tipo de divulgação.

Primeiramente meu objetivo inicial era enviar pessoas do Facebook para o meu Blog, o foco em si não era curtidas, comentários ou compartilhamentos, e sim os cliques que enviavam essas pessoas para a postagem no Blog, assim sendo a opção que eu escolhi para promover foi uma postagem de um link de uma publicação que fiz no Blog.


Leia também:

Usando o Facebook para Marketing Digital

Como fãs revoltados conseguiram mudar a aparência do Sonic!




(Não liguem para os 11 dias que eles colocaram, pois eu promovi do dia 04/05 a 14/05.)




O Facebook me ofereceu R$ 30,00 de crédito para promover alguma publicação, a distribuição desses R$ 30,00 era de minha escolha, sendo assim escolhi distribuir esse valor em 10 dias. Como podem perceber o número de pessoas alcançadas foi acima da média que eles informam na hora que você está escolhendo, se realizar os cálculos vai ver que foi praticamente 1918 pessoas alcançadas por dia, e eles me "garantiriam" de 300-1450 pessoas, portanto, cerca de 25% a mais. Outro ponto é a quantidade de cliques no link que foi de 1556 cliques que levaram essas pessoas ao meu Blog efetivamente.




Depois eles mostram os públicos alvos, lembrando que escolhi ambos os sexos com idades de 13-65+, e como podem ver a maioria do público alcançado foi de Homens entre 18-24 anos que acabaram por despertaram mais interesse pela publicação.






Em Posicionamentos eles colocam como foi que essas pessoas chegaram a publicação promovida, e em sua maioria esmagadora apareceu no Feed de Notícias em dispositivos móveis com cerca de 98%.




Acima vocês podem ver que tentei selecionar o "público-alvo" com interesses que faziam sentido para a publicação que eu queria promover, o número que eles me passaram foi de 92 milhões de pessoas que tinham esses interesses dentro do Brasil e seria o "máximo" que eles poderia alcançar com a publicação.






E nessa imagem final, foi o resultado que a publicação teve em relação as reações, comentários e compartilhamentos além dos cliques no link.

Enfim minha conclusão sobre o tráfego pago é que o objetivo geral que era cliques no link foi satisfatório, cerca de 8% das pessoas alcançadas clicaram no link de fato, dessas mesmas pessoas pouquíssimas curtiram a página ou até mesmo reagiram a postagem. O retorno esperado não foi exatamente o que eu achei que conseguiria com a promoção, mas talvez eu tenha me equivocado em alguma seleção de interesses, idades, gêneros e isso tenha afetado o desempenho da postagem que poderia ter alcançado ainda mais pessoas.

A pergunta final e o motivo pelo qual você leu até aqui é, vale a pena investir em impulsionamentos no Facebook?

Sendo bem sincero, a resposta é NÃO! 

Não para você que não tenha condições de gastar dinheiro, mas que tenha tempo para divulgar seu negócio compartilhando suas publicações em grupos que tenham interesses parecidos com as publicações que você costuma colocar na sua página, pois o que as pessoas procuram são conteúdos novos e se você tiver uma boa frequência de postagem e souber SE divulgar, o crescimento é tão rápido quanto essas promoções.

Mas para você que não tem muito tempo, mas tem dinheiro para gastar para impulsionar suas publicações, o resultado é esse que mostrei, menos de 10% das pessoas irão de fato "olhar", não quer dizer que criem interesse por aquilo, mas pelo menos vão dar a oportunidade de saber se o que você colocou é realmente interessante.

Me siga nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. As publicações do Facebook podem não funcionar, mas e os links das "pessoas bilionárias que ensinam você a ganhar até 4 salários mínimos por dia e que os bancários estão revoltados com isso" resolve? Porque eu cliquei em certas páginas e não sei se vão me responder... (eu passei meus dados direitinho, por que ninguém responde meus e-mails?)

    ResponderExcluir