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Usando o Facebook para Marketing Digital



Fala Pessoas!

Continuando a saga sobre as Redes Sociais no Marketing Digital, hoje falaremos sobre a maior rede atualmente, aquela do tio Zuckerberg, que como dito na postagem anterior chegou a incríveis 2,1 bilhões de usuários registrados em todo o mundo, sendo que 127 milhões é só aqui no Brasil de perfis. (tanto verdadeiro como falsos também)

"E novamente, se estiverem gostando, mesmo que um pouquinho, comente, compartilhe ou curta a publicação isso ajuda muito."

E se vocês não viram as outras postagens aconselho ver sobre o começo da minha saga em Erros e Acertos de um Iniciante em Marketing Digital. Tem outras postagens também como curiosidades e dicas então não se esqueça de ver elas também.




Tráfego Orgânico é fácil?

Mas sem mais delongas, vamos ao que interessa, hoje o Facebook é muito forte em alcance de pessoas, por isso que a maior parte das empresas a usam hoje como sua principal plataforma de anúncios, mas para nós que estamos começando, será que seguir com TRÁFEGO ORGÂNICO no Facebook é fácil?

Sendo sincero, acho que essa é a rede que mais demanda tempo e paciência, pois ele não é simples como o Instagram e Twitter que você consegue aparecer para mais pessoas usando as #Hashtags, isso porque o sistema de #Hashtags no Facebook são pouco usadas, apesar de ela ter esse sistema, não quer dizer que é totalmente funcional.

Sabe porque isso ocorre? Pelo simples fato que diferente das outras mídias, as pessoas não costumam publicar algo de forma “Pública” e acaba sempre não sendo o principal foco dos usuários dessa rede.

Mas então como conseguiremos mais tráfego orgânico no Facebook sem precisar ter que desembolsar alguns “$$$$” para comprar tráfego?

Fácil, se o Facebook tem uma quantidade tão grande de usuários, o que esses usuários do Facebook usam para comentar, discutir ideias e até mesmo se divulgar? Grupos, Páginas e Videos, e irei dividir cada um desses três tópicos em ideias e opções que você tem para crescer usando cada um deles.


Grupos no Facebook é o melhor caminho para o Marketing Digital?


Grupos do Facebook hoje é o mínimo de qualquer assunto que você queira saber, e querendo ou não há muitos grupos sobre os mesmos temas que as vezes você nem sabe em qual entrar, mas que poderão ajudar de fato com o crescimento daquilo que você quer, MAS, temos que ter atenção pois da mesma forma que você quer divulgar algo, tem muita gente em determinados grupos que querem fazer o mesmo, e muitos administradores e moderadores não aceitam SPAM em alguns grupos o que pode acontecer de você ser EXPULSO se não souber “chegar com jeitinho“, mas não liga, aqui irei dar as dicas necessárias para que isso não aconteça.

Qual o seu assunto?

A primeira coisa a se pensar é, qual o assunto que você quer falar, e assim poder escolher grupos focados e também ramificações daquele assunto. Vamos seguir com exemplos pois deixa mais fácil, vamos imaginar que você quer divulgar um trabalho seu sobre Emagrecimento, portanto, temos ideias de alguns grupos que podem ser um forte para isso, grupos de Emagrecimento, Fitness, Dietas e por aí vai e cada um desses assuntos existem inúmeros grupos.


Preste atenção no número de usuários e frequência de postagens!


A segunda coisa que você deve fazer é analisar, número de usuários em cada grupo e frequência de postagens e assuntos, não adianta nada entrar em grupos “mortos” se não vai ter ninguém para ver aquilo que você está divulgando.


Elabore ótimas postagens, que isso ajuda muito.


E terceiro e último ponto a se levar em conta é, POSTAGEM NO GRUPO, exatamente como no caso do Instagram quanto mais interessante for, melhor. Portanto aqui eu dou a dica de postar FOTOS ou VÍDEOS sabe porque? Porque isso atrai os olhares, as pessoas tendem a gostar de ver imagens e videos, muito mais do que palavras, então sempre faça imagens que chamem atenção para aquilo que você quer passar e na parte da escrita algum link ou informação que você quer exatamente que a pessoa olhe.

Não esqueça, comentários ajudam a tornar sua postagem mais popular e evita de você utilizar SPAM.
Uma coisa que ajuda muito é comentar, uma dica rápida que eu dou é, se quer que a pessoa veja o link ou sua mensagem, ao invés de colocar na parte escrita da publicação comente sua própria publicação aquilo, pois o algoritmo do Facebook trabalha com “populares”, resumindo, quanto mais uma publicação tem comentários, mais ela aparece no topo da timeline daquele grupo, e isso pode trazer mais pessoas para ver a sua publicação.


Páginas, aqui complica um pouco.


As Páginas já são outro ponto mais difícil e se você quiser somente a Página mesmo, aqui vai a dica número um, grupos de Divulgação, mas o problema aqui é que é instável e depende de você realizar trocas de curtidas, e como eu disse na última postagem, é um meio rápido mas ineficaz. Se não leu a postagem anterior, “clique aqui” e veja mais sobre o que eu comentei sobre isso.

Acho que a parte de Página tem dois pontos cruciais para se tornar popular, primeiro é a frequência de postagem, quanto mais publicações você realizar, mais as pessoas irão ver e o outro ponto é Amigos, sim, peça ajuda a eles, que eles compartilhem suas publicações e assim mais e mais pessoas poderão ver, marque seus amigos nas suas publicações da página, force eles a verem seu conteúdo e compartilhar também e assim ela vai crescendo gradualmente.

Um extra é exatamente os grupos, dependendo da publicação que você fizer você pode compartilhar nos grupos que você está sobre aquele assunto, a retenção pode variar mas pelo menos você consegue algumas pessoas que curtam sua Página.


Dica do Horus, se tiver a opção de focar em vídeos, faça!


E por último e não menos importante são os VÍDEOS, como assim? Esse já basicamente engloba as últimas duas coisas porém tem um Bônus, os vídeos AO VIVO, as pessoas que curtiram sua página ou seu perfil, assim que você ficar Ao vivo, se eles estiverem online ou não irão receber um alerta e isso é muito bom, pois supondo que de 1000 pessoas, você consiga reter 10% delas para ver aquele vídeo, já é um grande avanço e, já vi várias páginas iniciarem videos “Ao Vivo” e no final era apenas um vídeo gravado passando, resumindo, como um comercial, e se você fizer um vídeo legal isso com certeza pode atrair várias pessoas para aquele produto ou serviço que você esteja oferecendo.

Bom vou ficando por aqui e se quiserem saber mais sobre o Marketing nas Redes Sociais não percam as próximas postagens, e você se quiser dividir suas experiências é só comentar.

Até mais pessoas!

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